Buscar
  • Blog

Recursos para a Criatividade : Contraste de Objetos

Atualizado: 22 de Out de 2019



Os autores de histórias visuais e textuais inusitadas são aqueles que unem diferentes universos em um só corpo coeso, criando um link contextual e gerando novas interpretações ao expectador e para si mesmo.


O propósito deste exercício é explorar possibilidades a partir de dois objetos, de modo que o resultado final seja um objeto ou personagem diferente da simples combinação destes elementos. Escolhi um carro e uma goiabeira:



Ao executar o exercício, suspendi as características que não necessariamente aparecem nas fotos. Apesar de o carro ser um Bestune T77 da Xiaomi, não tive a impressão em um primeiro momento de que se tratava de um automóvel chinês, portanto me concentrei nos aspectos visuais mais simples.


A goiabeira é uma árvore normalmente pequena e de fácil acesso. Não pesquisei quantas vezes ela dá frutos ao ano, nem a qualidade do sabor da goiaba. O que me parece óbvio nessa imagem são aquelas características listadas acima.


Quanto ao carro, deduzi que seria um bom veículo para a família ou grupo de pessoas por conta de ter quatro portas. Esse esclarecimento é importante por conta do modo como executei o exercício, que foi uma tradução da imagem para palavras e das palavras para outra imagem. Obviamente o meu ponto de vista influencia essas características. Assim, meu objetivo era selecionar alguns aspectos e então explorar possibilidades para construção de uma nova imagem, fugindo da simples combinação das duas fotos (um carro-árvore é o que tentei evitar).


Essa foi a primeira imagem produzida: uma fazendeira caçadora distribuindo frutas para as crianças. As palavras-chave utilizadas nesse sketch foram: Pequeno - Crianças, criaturas fantásticas de pequeno porte; Natural – Frutas, animais, criaturas fantásticas com forte ligação com a natureza; Dá alimento e sombra – Além das frutas e da lebre, a sombra aqui se traduz como cuidado e abrigo; Forte/pesado – É uma personagem autossuficiente, troncuda, capaz de carregar muito peso; Acessível – Dá as frutas para as crianças e está próxima à elas. A personagem tem expressão branda. Houve uma releitura de algumas palavras. Ela não é musculosa e nem sua força é colocada em evidência numa cena de ação. Ela parece forte por conta de sua estatura baixa e corpulenta, além de estar carregando diversos itens nas costas. O forte se traduz como capaz. Pode muito bem ser um traço da personalidade dela.

Este foi um segundo sketch produzido com elementos da mesma lista.


Note como na imagem anterior a característica artificial/industrial ficou de fora e foi utilizada neste sketch. Eu reaproveitei o conceito de família e providência e tentei combinar com o artificial.


Nessa segunda imagem foram suprimidas características como forte e pesado, mas se manteve a ideia de segurança.

O bebê com fio plugado no peito demonstra o contraste entre natural e artificial. As mãos metálicas que seguram com cuidado a criança também acabam por ressaltar essa dualidade. Apesar de a cuidadora ser uma criatura metálica, há um quê de orgânico em sua composição, seja pela atitude quanto pelas formas sinuosas e arredondadas em seu design.


É interessante notar a gama de possibilidades de criação com uma lista simples de palavras selecionadas a partir de objetos randômicos. Em ambos, foquei na abstração da palavra família (carro que comporta várias pessoas e árvore que dá fruto e sustenta, portanto uma provedora). Essa abstração não é óbvia, mas me chamou a atenção. Também não limitou o experimento ao ponto de reduzir as possibilidades de representação.


Por fim, vale ressaltar que talvez estes sketches não sejam a melhor representação da combinação das características listadas. Acredito que é possível abstrair mais conteúdos e combiná-los de maneira mais ou menos direta para criar diferentes resultados. No entanto, servem ao propósito de explorar possibilidades para o artista que deseja aprimorar seu processo criativo.


Conheça nosso trabalho em : www.processosnarrativos.com/mentoria



61 visualizações